domingo, 15 de abril de 2012

Estilo Provençal

Olá Mamães!!!


Muita mamães ainda ficam perdida em quanto a o tipo de estilo de festinha dos seus baby's, Então hoje vou mostrar pra vocês Esse estilo que esta vindo com tudo!

Estilo Provençal


Resolvi dar uma resumidinha aqui no blog nos estilos e tentar explicar, além da diferença, também de onde vem toda essa inspiração para tanta festa linda e moderninha, como temos visto por aí.


Provençal

Já existe um texto decorado explicando que Provençal vem da região de Provença, ao sul da França. Ok!!! Isso a gente já aprendeu, né? Mas você sabia que foi nessa mesma bela região que serviu muitas vezes de inspiração para Van Gogh? É um local realmente inspirador... Lotado de campos de Lavanda, girassóis e outras flores lindas. Mas agora, veja se consegue imaginar aquele campo que só termina no horizonte, todo lilás, contrastando apenas com o azulão do céu! Ai... Existe lugar mais encantador? (opa!!! Já apareceu a primeira característica da nossa festa, heim!).





Aliás, é uma região muito rica em tudo. Na área da culinária, por exemplo, foi a mesma região que o "bouquet garnit" (mix de ervas aromáticas que são o tempero-base da cozinha mediterrânea) tomou forma e sabor.

Outro fato interessante e nossa segunda característica (e principal) da decoração provence é a origem dos móveis característicos deste estilo.
A riqueza dos luxuosos móveis franceses dos séculos XVI tentou ser “copiada” pela população, que sem condições financeiras de manter o luxo da decoração da realeza, criou uma maneira criativa de conseguir esses móveis dentro de suas casas.












Os artesãos criaram uma mistura à base de gesso e cola, chamada gessocré. Essa mistura disfarçava os defeitos da madeira. Mas só por um tempo, pois a pátina se desgastava e o móvel adquiria uma aparência envelhecida, de um sutil rústico romântico. Que foi o que realmente marcou o estilo.

Outra curiosidade é que só quando Maria Antonieta decorou sua “pequena vila” nos jardins de Versailles, o estilo provençal ganhou status e virou sinônimo de elegância.

As cenas rurais também eram marcantes no artesanato. Era muito comum que os artistas locais representasse seu cotidiano em peças de cerâmica ou tecidos pintados, mas tudo de uma maneira muito delicada. É o estilo toile de jouy, um charme à parte na decoração!












Então, para resumir ainda mais, lá vai as características marcantes do que é a decoração provençal:

- Mobiliário branco, como se estivessem levemente descascados, rústicos, mas com uma aparência romântica.
- A presença da Lavanda, do lilás e do azul, refletindo as cores do céu e dos campos da região.
- Estampas Toile de Jouy, listras, flores campestres.
- Outros elementos são bem característicos da decoração, como molduras, cestas, cercados, sempre vazados com elementos florais.

Bom, basicamente é isso! rs
Uma região rica de cores, formas, cheiros e pessoas criativas. Este mix de elementos é que vem a ser tornar o lindo estilo Provence.

Mas aí vem a pergunta fatídica, né?
E como isso foi parar lá nas festas infantis???

Na minha humilde opinião, eu acho bem provável que a coisa toda tenha vindo dos casamentos ao ar livre, e como Maria Antonieta, alguém muito “influente” fez, alguém viu, copiou e cá estamos! Rs

Claro que a decoração Provence foi levemente adaptada aos gostos, as necessidades, afinal estamos falando de festa infantil. E criança quer ver a sua personagem favorita lá, quer ver seus doces preferidos, temos o bolo, as bolas tão tradicionais nas festas brasileiras. Enfim, todos esses elementos entraram e com muita criatividade o estilo Festa Provençal Infantil chegou, né?






terça-feira, 10 de abril de 2012

Festa do Pijama da Turma da Mel





Festa da Kamilly de 10 anos

Tema : Noite do Pijama Turma da Mel
A criatividade da mamãe Karla, me pegou de surpresa com o tema da festinha da sua filhota. Karla me encomendou alguns docinhos pra festinha e logo em seguida veio a proposta da decoração que seria uma noite de pijama, algo novo para mim e juro que eu nunca tinha pensado que uma mamãe teria tido tanta criatividade em fazer uma festinha assim. Então fui aquela minha velha pesquisa de ideias e sugestões, primeiro pensei na corujinha, tema muito escolhido pra quem faz esse tipo de festa tipicamente americana, mais a mamãe bateu o martelo "quero lua e estrelas"... e juro que minha cabeça viajou o universo pra encaixar um tema que tivesse tudo haver com a noite do pijama , foi ai que lembrei da Turma da Mel, desenhei a ideia que logo foi aceita pela mamãe da Kamilly, definido a ideia, logo entrei em contato com minha sócia Lili, para o plano de execução que já tinha ido pro papel e só faltava a pratica e o resultado foi lindo. Desde já agradeço a Camila(amiga) , mamãe Karla e aniversariante Kamilly .bjus!


Preparativos da Festa












Noite do Pijama da Turma da Mel